Anotações sobre a pauta do telejornalismo brasileiro: um telejornal bom para cachorro
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3273Palavras-chave:
Telejornalismo. Valores-notícia. Mudanças Sociais. Organização da Realidade.Resumo
Este trabalho é parte de uma reflexão continuada sobre Comunicação e Jornalismo desenvolvida pelo Laboratório de Leitura Crítica da Mídia da Faculdade de Comunicação e Informação da Universidade Federal de Goiás (UFG). O foco da análise são as reportagens realizadas sobre animais domésticos no ano de 2014, período marcado por outras notícias de grande impacto. O trabalho parte de considerações sobre aspectos específicos do jornalismo e da questão dos valores-notícia como base para análise da construção da pauta e do espelho dos telejornais exibidos nacionalmente pela Rede Globo, buscando apontar a inclusão da uma nova pauta: os animais de estimação e sua presença na sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
FOLHA. Jornal Nacional marca pior média de audiência de sua história na prévia. Disponível em:
f5.folha.uol.com.br/televisao/2014/04/14.39663-jornal-nacional-marca-pior-media-de-audiencia-
-de-sua-historia-na-previa.shtml>. Acesso em: 10 jan. 2015.
GALEANO, E. A caminho de uma sociedade da incomunicação? In: MORAES, D. (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 149-154.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
GROTH, O. O poder cultural desconhecido: fundamentos da Ciência dos Jornais. Tradução de Liriam
Sponholz. Petrópolis: Vozes, 2011.
KELH, M. R. Eu vi um Brasil na TV. In: COSTA, A.; SIMÕES, I. F.; KEHL, M. R. Um país no ar: a história
da TV brasileira em 3 canais. São Paulo: Brasiliense; Funarte, 1986.
LUHMANN, N. Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 2011.
MARCONDES FILHO, C. A saga dos cães perdidos. Comunicação e Jornalismo. São Paulo: Hacker, 2000.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado de la Argumentación: la nueva retórica. Madri:
Editorial Gredos, 1989.
PORCELLO, F. A. C. TV e poder: as relações sombras que ajudaram a fazer a história recente do Brasil. In
PEREIRA JÚNIOR, A. E. V.; MOTA, C. L.; PORCELLO, F. A. C. Telejornalismo: a nova praça
pública. Florianópolis: Insular, 2006. p.145-166.
94 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 17, n. 33 (79-94) jan-abr 2016 DOI: https://doi.org/10.1021/cen-09402-awards1005
Ana Carolina Rocha Pessôa Temer & Simone Antoniaci Tuzzo
REY MORATÓ, J. Comunicación política, internet y campañas e
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Simone Antoniaci Tuzzo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.