Anotações sobre a pauta do telejornalismo brasileiro: um telejornal bom para cachorro

Autores

  • Ana Carolina Rocha Pessôa Temer Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3273

Palavras-chave:

Telejornalismo. Valores-notícia. Mudanças Sociais. Organização da Realidade.

Resumo

Este trabalho é parte de uma reflexão continuada sobre Comunicação e Jornalismo desenvolvida pelo Laboratório de Leitura Crítica da Mídia da Faculdade de Comunicação e Informação da Universidade Federal de Goiás (UFG). O foco da análise são as reportagens realizadas sobre animais domésticos no ano de 2014, período marcado por outras notícias de grande impacto. O trabalho parte de considerações sobre aspectos específicos do jornalismo e da questão dos valores-notícia como base para análise da construção da pauta e do espelho dos telejornais exibidos nacionalmente pela Rede Globo, buscando apontar a inclusão da uma nova pauta: os animais de estimação e sua presença na sociedade contemporânea.

 

Downloads

Biografia do Autor

Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Informação e Comunicação – FIC, da Universidade Federal de Goiás. Doutora e mestre em Comunicação   pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Bacharel em jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Informação e Comunicação – FIC, da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Referências

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

FOLHA. Jornal Nacional marca pior média de audiência de sua história na prévia. Disponível em:

f5.folha.uol.com.br/televisao/2014/04/14.39663-jornal-nacional-marca-pior-media-de-audiencia-

-de-sua-historia-na-previa.shtml>. Acesso em: 10 jan. 2015.

GALEANO, E. A caminho de uma sociedade da incomunicação? In: MORAES, D. (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 149-154.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

GROTH, O. O poder cultural desconhecido: fundamentos da Ciência dos Jornais. Tradução de Liriam

Sponholz. Petrópolis: Vozes, 2011.

KELH, M. R. Eu vi um Brasil na TV. In: COSTA, A.; SIMÕES, I. F.; KEHL, M. R. Um país no ar: a história

da TV brasileira em 3 canais. São Paulo: Brasiliense; Funarte, 1986.

LUHMANN, N. Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 2011.

MARCONDES FILHO, C. A saga dos cães perdidos. Comunicação e Jornalismo. São Paulo: Hacker, 2000.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado de la Argumentación: la nueva retórica. Madri:

Editorial Gredos, 1989.

PORCELLO, F. A. C. TV e poder: as relações sombras que ajudaram a fazer a história recente do Brasil. In

PEREIRA JÚNIOR, A. E. V.; MOTA, C. L.; PORCELLO, F. A. C. Telejornalismo: a nova praça

pública. Florianópolis: Insular, 2006. p.145-166.

94 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v. 17, n. 33 (79-94) jan-abr 2016 DOI: https://doi.org/10.1021/cen-09402-awards1005

Ana Carolina Rocha Pessôa Temer & Simone Antoniaci Tuzzo

REY MORATÓ, J. Comunicación política, internet y campañas e

Downloads

Publicado

2016-02-19

Como Citar

Temer, A. C. R. P., & Tuzzo, S. A. (2016). Anotações sobre a pauta do telejornalismo brasileiro: um telejornal bom para cachorro. Comunicação & Inovação, 17(33), 79–94. https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3273

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)