A lógica produtiva da publicidade num conto de Primo Levi
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3192Palavras-chave:
Consumo. Literatura. Publicidade.Resumo
O discurso da publicidade contemporânea vem se capilarizando cada dia mais pelos meios de comunicação de massa e se adaptando a novas plataformas midiáticas. Sua lógica de produção se espalha por outros tipos de textualidades difundidas pelas mídias e se sedimenta como uma forma de publicização da vida cotidiana. À semelhança de outros estudos que temos empreendido, vamos investigar, por meio de um texto de ficção da literatura mundial, aspectos do consumo e da retórica da propaganda2. Desta vez, escolhemos, o conto “Escrito na testa”, do italiano Primo Levi. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, da teoria literária e da linguagem publicitária serão mobilizados em nossa discussão – levando-nos a compreender, através desta narrativa ficcional, a estratégia de espraiamento da publicidade contemporânea.
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3 Tradução do autor. No original espanhol: “En los campos de concentración, en aquel laboratorio
vivo, en aquel banco de pruebas, comprobamos y fuimos testigos de la actitud de nuestros camaradas:
mientras unos actuaron como cerdos otros se comportaron como santos. El hombre goza de ambas
potencialidades: de sus decisiones, y no tanto de las condiciones, según cuál de las dos pone en juego.”
39 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 16, n. 32 (27-40) set-dez 2015 DOI: https://doi.org/10.3917/psy.032.0027
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