A lógica produtiva da publicidade num conto de Primo Levi

Autores

  • João Anzanello Carrascoza ESPM-SP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3192

Palavras-chave:

Consumo. Literatura. Publicidade.

Resumo

O discurso da publicidade contemporânea vem se capilarizando cada dia mais pelos meios de comunicação de massa e se adaptando a novas plataformas midiáticas. Sua lógica de produção se espalha por outros tipos de textualidades difundidas pelas mídias e se sedimenta como uma forma de publicização da vida cotidiana. À semelhança de outros estudos que temos empreendido, vamos investigar, por meio de um texto de ficção da literatura mundial, aspectos do consumo e da retórica da propaganda2. Desta vez, escolhemos, o conto “Escrito na testa”, do italiano Primo Levi. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, da teoria literária e da linguagem publicitária serão mobilizados em nossa discussão – levando-nos a compreender, através desta narrativa ficcional, a estratégia de espraiamento da publicidade contemporânea.

Downloads

Biografia do Autor

João Anzanello Carrascoza, ESPM-SP

Doutor (2003) e mestre (1999) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é professor. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, com pós-doutorado (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor, entre outras obras, de Redação publicitária – A retórica do consumo (Saraiva, 2003), Do caos à criação publicitária (Saraiva, 2008) e Estratégias criativas da publicidade – Consumo e narrativa publicitária (Estação das Letras e Cores, 2014).

Referências

ANDRADE, C. D de. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984.

BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. 5a. ed., São Paulo: Perspectiva, 2012.

BOURDIEU, P. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BROMBERT, V. Primo Levi e o canto de Ulisses. In: Em louvor de anti-heróis. São Paulo: Ateliê, 2001.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro:

UFRJ, 1995.

CARRASCOZA, J. A. ; HOFF, T. Ecos da literatura na publicidade brasileira nas primeiras décadas do

século XX. In: CASTRO, G. G. da S. ; BACCEGA, M. A. (orgs.). Comunicação e consumo nas

culturas locais e global. São Paulo: ESPM, 2009.

3 Tradução do autor. No original espanhol: “En los campos de concentración, en aquel laboratorio

vivo, en aquel banco de pruebas, comprobamos y fuimos testigos de la actitud de nuestros camaradas:

mientras unos actuaron como cerdos otros se comportaron como santos. El hombre goza de ambas

potencialidades: de sus decisiones, y no tanto de las condiciones, según cuál de las dos pone en juego.”

39 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v. 16, n. 32 (27-40) set-dez 2015 DOI: https://doi.org/10.3917/psy.032.0027

A lógica produtiva da publicidade num conto de Primo Levi

DIAS, M. S. Primo Levi e o zoológico humano. In: LEVI, P. 71 contos. São Paulo: Companhia das Letras,

2005.

DOUGLAS, M. ; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

DUVIVIER, G. Ligue os pontos: Poema de amor e big bang. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

FOLHA DE S. PAULO. Caderno de imóveis, 27 de fevereiro de 2014.

FREYRE, G. O escravo nos anúncios de jornais brasileiros do século XIX. 4. ed. São Paulo: Global, 2010.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, v. 2.

LEVI, P. 71 contos. São Paulo: Companhia. das Letras, 2005.

LIPOVETSKY, G. Sedução, publicidade e pós-modernidade. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n.12, jul.

2000.

MAFFESOLI, M. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 3. ed. Rio de

Janeiro: Forense Universitária, 2000.

MENNA BARRETO, R. O copy criativo: 177 magníficos textos de propaganda (para ver se você finalmente

aprende a redigir um). Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 2.ed. Campinas: Pontes, 2000.

ROCHA, E. P. G. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. 2. ed. São Paulo:

Brasiliense, 1990.

SLATER, D. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.

TORRES I PRAT, J. Consumo, luego existo: Poder, mercado y publicidad. Barcelona: Icária, 2005.

TOSCANI, O. A publicidade é um cadáver que nos sorri. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

WOOD, J. Como funciona a ficção. São Paulo: CosacNaify, 2011.

Downloads

Publicado

2015-08-20

Como Citar

Carrascoza, J. A. (2015). A lógica produtiva da publicidade num conto de Primo Levi. Comunicação & Inovação, 16(32), 27–39. https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3192