Abramos los ojos, ya es hora de ver: reflexiones sobre una campaña para la eliminación de la violencia contra las mujeres
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2425Palavras-chave:
Violencia contra las mujeres, Desnaturalización, Comunicación SocialResumo
Sob lasreflexiones para o projeto preliminar da primeira campanha provincial parala eliminação da violência contra as mulheres, o primerobstáculo latente parece que persiste, não só nas províncias de Santiago del Esterosino no resto da Argentina e do mundo: o óbitos femininos nas mãos DeSUS casais, familiares ou estranhos não pararam. Em vez disso, a sua partida tem aumentado, como o número de reclamações recebidas porgolpes, abuso, assédio e abuso sexual abuso verbal. No entanto, com a proliferação de vítimas, a participação reflexiva que laviolencia esnormal não contra as mulheres, também foi ampliado por níveis macro e micro, atingindo estaprovincia. Feminicídio crecientenúmero frontal e devido à demanda do movimento de mulheres do Estadonacional e os Estados provinciais lançaram uma série de medidas para conter yrecursos violência contra a mulher, dando cumplimientoa acordos internacionais assinados no âmbito da Convenção Americana sobre Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Belém do Pará, 1994). Também deve-se ter em mente que, se o que você quer é uncambio verdadeira refletida em práticas cotidianas, promovendo a cidadania lasensibilización santiagueña em todos os cantos laprovincia é imperativo. Como afirmado pela antropóloga Marcela Lagardeen seu texto "Sinergiapor nosso direito humano na Espanha, Guatemala e México" (2011) Se não difundir, se delas direitos não tornar as mulheres visíveis não existem. Por tudo isso, desdeOficina Violência Familiar e Mulheres do Judiciário na província (OVDFyM), o gênero de laSubsecretaría Direitos Humanos e do Instituto para o Estudo DesarrolloSocial (Indes), que trabalhou na articulação de uma descobrir campanha provincial de violência. Lamisma foi lá focado principalmente na prevenção da violência e as diferentes typesof para a distribuição de agências losdiferentes estão na província de cuidados, elasesoramiento e vítimas acompanham. Diante disso, a estrada estava violência ladesnaturalización invisível (físico é reconhecido.) Que você silenciosamente, simbolicamente e psicologicamente minar lalibertad e direitos das mulheres. A ferramenta foi instalada por meio de estratégia de comunicação Deuna, formado com diferentes peças de comunicação, lacrítica reflexivo e informações necessárias para tomar uma atitude.Downloads
Referências
Amorós, Celia. Tiempo de feminismo. Cátedra: Madrid, 1997.
Beauvoir, Simone. El segundo sexo. 2ª ed. Buenos Aires:
Sudamericana, 2005.
De Aguilera, Miguel & Pindado, Julián. Nuevos enfoques
en comunicación y salud: perspectivas de investigación.
Revista Científica de Comunicación y Educación. v. 26,
p. 13-20, 2006.
Díaz, Hernán & Uranga, Washington. Comunicación
para la salud en clave cultural y comunitaria, Revista de
Comunicación y Salud, v. 16, n. 1, p. 113-124. Disponible
en: http://www.revistadecomunicacionysalud.org/index.php/
rcys/article/view/23, recuperado el 10 de julio de 2013.
Lagarde, Marcela. Sinergia por nuestros Derecho
Humanos en España, Guatemala y México. En Lagarde,
Marcela, Valcárcel, Amelia (coords.), Feminismo, género e
igualdad (p. 63-84). Madrid: Pensamiento Iberoamericano,
Fundación Carolina, 2011.
Mac Kinnon, Catherine. Hacia una teoría feminista del
Estado. Madrid: Cátedra, 1995.
Valcárcel, Amelia. La política de las mujeres. Cátedra:
Madrid, 1997.
Riera Romaní, Jordi & Serrado Soldevila, Juan José.
Las funciones pedagógico-mediadoras de los medios
de comunicación social: Un entorno interdisciplinario
e interprofesional crítico. Pedagogía social: revista
interuniversitaria. n. 5, p. 27-57, 2000. DOI: https://doi.org/10.1080/01296612.2000.11771945
Uranga, Washington. Mirar desde la comunicación: Una
manera de analizar las prácticas sociales, 2011. Disponible
en: http://www.washingtonuranga.com.ar/, recuperado el
07 de junio de 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Virginia Paola Palazzi, Patricia Arenas, Cecilia Canevari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.