Discursos estratégicos e ações para a comunicação científica de acesso livre: estudo comparado entre Brasil e Espanha

Autores

  • Enrique Alonso González Universidad Autónoma de Madrid (UAM)
  • Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Viviane Toraci Alonso de Andrade Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2391

Palavras-chave:

Política de ciência e tecnologia, Comunicação Científica, Acesso Livre

Resumo

Partindo da análise dos discursos oficiais dos governos brasileiro e espanhol através da leitura de suas estratégias nacionais de ciência, tecnologia e inovação, buscamos identificar as intenções e também as práticas de comunicação científica em acesso livre promovidas por cada país. Como objetos, analisamos os atuais sistemas em rede de comunicação científica em acesso livre promovidos pelos respectivos governos, demonstrando que não há um alinhamento entre o discurso e prática, o que pode colocar a comunicação científica como indicadora de modelos políticos

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Biografia do Autor

Enrique Alonso González, Universidad Autónoma de Madrid (UAM)

Professor Doutor do Departamento de Lingüística, Lenguas Modernas, Lógica y Filosofía de la Ciencia da Universidad Autónoma de Madrid

 

Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Viviane Toraci Alonso de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2014-03-25