Idolatria e mitos geracionais: questões para compreensão das retóricas em torno de Lady Gaga e Madonna
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2279Palavras-chave:
Comunicação, Comunicação Social, InovaçãoResumo
O artigo propõe uma leitura crítica sobre os discursos midiáticos a partir da interpretação das comparações entre as cantoras Lady Gaga e Madonna. A intenção é perceber como a noção de mito geracional, como proposta por Umberto Eco em seu livro “Apocalípticos e Integrados”, norteia as disposições midiáticas, gerando observações calcadas no senso comum. Na análise proposta, reconhecemos como os discursos de Madonna e de Lady Gaga são distantes, sobretudo a partir da investigação de uma configuração da noção de idolatria e dos seus recursos retóricos.Downloads
Referências
Adorno, Theodor W. Filosofia da Nova Música. São Paulo:
Perspectiva, 2006.
Bhabha, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte:
Editora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),
2003.
Calabrese, Omar. A Idade Neobarroca. Lisboa (Portugal):
Edições 70, 1987.
Connor, Steven. Cultura Pós-Moderna. 4ª ed. São Paulo:
Edições Loyola, 2000.
Cruz, Phelipe. Blog Papel Pop. Kanye West diz: “Lady Gaga
é a nova Madonna”. Disponível em: <http://papelpop.com/
kanye-west-diz-lady-gaga-e-a-nova-madonna/>. Acesso
em 13 mar 2010.
Eco, Umberto. Apocalípticos e Integrados. 3ª reimpressão
da 6ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Elliott, Stephen. Why Britney Spears Matters. Disponível
em: . Acesso
em 13 mar 2010.
Kellner, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru: Editora da
Universidade do Sagrado Coração (Edusc), 2001.
_____. Madonna, Moda e Imagem. In: A Cultura da Mídia.
Editora da Universidade do Sagrado Coração (Edusc):
Bauru (SP), 2001. p. 335-376.
Maingueneau, Dominique. Doze Conceitos em Análise do
Discurso. São Paulo: Parábola, 2008.
Morin, Edgar. As Estrelas – Mito e Sedução no Cinema.
Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1989.
Whiteman, Vivian. Gagaísmo. Disponível em:
folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2603201008.htm>. Acesso
em 20 abr 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Thiago Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.