Apelo para a indústria imaginária de notícias: como a espetacularização transforma o fato em audiência

Autores

  • Kalinka Nogueira Amorim Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
  • Florentina das Neves Souza Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1744

Palavras-chave:

otícia, Espetacularização, Hibridismo, Infotenimento

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o caso de uma reportagem espetacular realizada em torno de um crime, o assassinato da Policial Federal Angelina Filgueiras. O trabalho dirige o olhar para um conjunto sistematizado de signos arbitrados e pretende demonstrar as relações entre a mídia e a cultura do espetáculo. No dia 18 de junho de 2012, a emissora de TV Record transmitiu ao vivo, pelo programa Balanço Geral, uma reportagem com mais de 10 minutos de duração para cobrir o enterro da vítima mencionada. Por meio deste recorte o presente artigo pretende demonstrar o hibridismo entre informação e ficção: espetáculo ou infotenimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kalinka Nogueira Amorim, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
    Mestranda em Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Londrina e Docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.Especialista em Gestão de Eventos e Promoções pelo Centro Universitário Filadélfia. Graduada em Letras Literatura pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho. Formada em Comunicação Social, bacharelado Jornalismo pela Faculdade do Norte Pioneiro.
  • Florentina das Neves Souza, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Doutora pela Universidade de São Paulo, Docente do curso de Comunicação Social e do Mestrado em Comunicação Visual na Universidade Estadual de Londrina. Autora do livro Telejornalismo e Poder nas Eleições.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Tradução de Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

BUCCI, Eugênio & KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DEJAVITE, Fabia Angélica. Infotenimento: informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas, 2006.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003.

MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia. São Paulo: Ática, 1989.

WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. 2.

Artigos

49

Downloads

Publicado

2013-07-13

Como Citar

Apelo para a indústria imaginária de notícias: como a espetacularização transforma o fato em audiência. (2013). Comunicação & Inovação, 14(26). https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1744