A Infografia Baseada em Dados Brutos: Design e Programação Proporcionando uma Melhor Análise da Informação
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol12n22.1285Palavras-chave:
Base de dados, Infografia, JornalismoResumo
Leitores de jornalismo esportivo são, possivelmente, os mais sedentos por novas análises e novos usos para dados estatísticos. As novas tecnologias de Player Tracking geram dados precisos de movimentação de jogadores em campo, que abrem novas possibilidades de análise, dados que, na Copa do Mundo 2010, foram disponibilizados pela FIFA em seu site. A infografia jornalística está, cada vez mais, usando recursos de programação para transformar grandes volumes de dados em gráficos comprensíveis. Analisaremos o uso desses dados pela Infografia do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba - PR; assim como as possíveis mudanças no método de trabalho que este tipo de fonte de informação acarreta.
Downloads
Referências
BEGELMAN, Grigory; KELLER, Philipp & SMADJA, Frank.
Automated tag clustering: improving search and exploration
in the tag space. In: FIFTEENTH INTERNATIONAL WORLD WIDE
WEB CONFERENCE. Edinburgh: WWW2006, 2006. Disponível em: <http://www.pui.ch/phred/automated_tag_
clustering/>. Acesso em: 10 de dezembro de 2009.
BERTIN, Jacques. A neográfica e o tratamento gráfico da
informação. Curitiba: UFPR, 1986.
DEFORGE, Yves. In: COSTA, Joan & MOLES, Abraham (orgs.).
Imagen didáctica. Barcelona: Ceac, 1991.
DE PABLOS, José Manuel. Infoperiodismo: el periodista como
creador de infografía. Madrid: Síntesis, 1999.
FRY, Ben. Visualizing data. Sebastopol: O’Reilly Media,
2008.
LIDWELL, William; HOLDEN, Kritina & BUTLER, Jill. Universal
principles of design. Gloucester: Rockport, 2003.
PELTZER, Gonzalo. Jornalismo iconográfico. Lisboa: Planeta, 1991.
PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. Guia para a edição jornalística.
Petrópolis: Vozes, 2006.
TUFTE, Edward. The visual display of quantitative
information. Connecticut: Graphic Press, 2001.
UNWIN, Antony R.; THEUS, Martin & HOFMANN, Heike. Graphics
of large datasets – visualizing a million. New York: Springer,
2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Gustavo Guilherme Lopes, Juliana Cristina Faggion Bergmann

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.