Jornal Nacional e Percepção de mídia hostil: Um estudo da presunção de internautas no YouTube

Autores

  • Rafael Cardoso Sampaio Universidade Federal da Bahia. Doutorando.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol12n22.1160

Palavras-chave:

Percepção de Mídia Hostil, Hostile Media Perception, eleições 2010, comunicação e política.

Resumo

O artigo faz uma análise da percepção de mídia hostil referente a entrevistas dos candidatos a presidente para o Jornal Nacional. São selecionados comentários aleatórios extraídos do site do YouTube (N=150) que buscam representar partidários do PT e do PSDB. A análise indica que houve percepção de uma mídia hostil, mas que ela foi muito superior entre os militantes pró-Dilma que entre aqueles pró-Serra. Estes, inclusive, presumiram, no geral, que as entrevistas foram equilibradas e justas. Ao fim, são apresentadas hipóteses que possam justificar tais achados.

Downloads

Biografia do Autor

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal da Bahia. Doutorando.

Doutorando e bolsista CNPq pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Poscom-UFBA). Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Governo Eletrônico e Democracia Digital (CEADD-UFBA).  Membro dos grupos de pesquisa Comunicação, Internet e Democracia e Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Cultura e Comunicações (Gepicc). cardososampaio@yahoo.com.br

Referências

ALDÉ, Alessandra; MENDES, Gabriel & FIGUEIREDO, Marcus.

Imprensa e eleições presidenciais: natureza e

consequências da cobertura das eleições de 2002 e 2006.

In: LIMA, Venício A. de (org.). A mídia nas eleições de 2006.

São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007. p. 65-88.

ARIYANTO, Amarina; HORNSEY, Matthew J. & GALLOIS, Cindy.

Group allegiances and perceptions of media bias: taking

into account both the perceiver and the source. Group Processes

& Intergroup Relations, v. 10, n. 2, p. 266-279,

London, 2007.

BAUM, Matthew A. & GUSSIN, Phil. Issue bias: how issue

coverage and media bias affect voter perceptions of

elections. Paper presented at 2005 Meeting of the American

Political Science Association. Washington, DC: Apsa, 2005.

DALTON, Russell J.; BECK, Paul Allen & HUCKFELDT, Robert.

Partisan cues and the media: Information flows in the 1992

presidential election. American Political Science Review,

v. 92, n. 1, p. 111-126, March, 1998. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1009965918058

DAVISON, W. Phillips. The third-person effect in communication.

Public Opinion Quarterly, v. 47, n. 1, p. 1-15, Oxford, Spring,

1983.

GINER-SOROLLA, Roger & CHAIKEN, Shelly. The causes of

hostile media judgment. Journal of Experimental Social

Psychology, v. 30, p. 165-180, 1994. DOI: https://doi.org/10.1006/jesp.1994.1008

GOMES, Wilson. Audioesfera política e visibilidade pública:

os atores políticos no Jornal Nacional. In: GOMES, Itânia

(org.). Televisão e realidade. Salvador: Edufba, 2009. p.

175-222.

GUNTHER, Albert C. Biased press or biased public? Attitudes

toward media coverage of social groups. Public Opinion

Quarterly, v. 56, n. 2, p. 147-167, Oxford, 1992. DOI: https://doi.org/10.1086/269308

GUNTHER, Albert C.; CHRISTEN, Cindy T.; LIEBHART, Janice &

CHIA, Stella Chih-Yun. Congenial public, contrary press, and

biased estimates of the climate of opinion. Public Opinion

Quarterly, v. 65, n. 3, p. 295-320, Oxford, 2001. DOI: https://doi.org/10.1086/322846

GUNTHER, Albert C. & LIEBHART, Janice L. Broad reach or

biased source? Decomposing the Hostile Media Effect.

Journal of Communication, v. 56, n. 3, p. 449-466, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2006.00295.x

GUNTHER, Albert C. & SCHMITT, Kathleen M. Mapping

boundaries of the hostile media effect. Journal of

Communication, v. 54, n. 1, p. 55-70, March, 2004. DOI: https://doi.org/10.1093/joc/54.1.55

HUGE, Michael & GLYNN, Carroll J. Hostile media perception

and the campaign trail: perceived media bias in the race

for governor. Journal of Communication, v. 60, n. 1, p. 165-

181, March, 2010.

JAKOBSEN, Kjeld. A cobertura da mídia impressa aos candidatos

nas eleições presidenciais de 2006. In: LIMA, Venício

A. de (org.). A mídia nas eleições de 2006. São Paulo:

Fundação Perseu Abramo, 2007. p. 31-64.

PERLOFF, Richard M. Ego-involvement and the third person

effect of televised news coverage. Communication

Research, v. 16, n. 2, p. 236-262, April, 1989. DOI: https://doi.org/10.1177/009365089016002004

RICHARDSON, John D.; HUDDY, William P. & MORGAN, Shawn

M. The hostile media effect, biased assimilation, and

perceptions of a presidential debate. Journal of Applied

Social Psychology, v. 38, n. 5, p. 1.255-1.270, May, 2008.

SINGER, André. Esquerda e direita no eleitorado brasileiro.

2. ed. São Paulo: Edusp, 2002.

TSFATI, Yariv & COHEN, Jonathan. Democratic consequences

of hostile media perceptions: the case of Gaza settlers. The

Harvard International Journal of Press/Politics, v. 10, n. 4,

p. 28-51, October, 2005.

VALLONE, Robert P.; ROSS, Lee & LEPPER, Mark R. The hostile

media phenomenon: Biased perception and perceptions of

media bias in coverage of the Beirut massacre. Journal of

Personality and Social Psychology, v. 49, n. 3, p. 577-585,

September, 1985.

Downloads

Publicado

2011-08-17

Como Citar

Sampaio, R. C. (2011). Jornal Nacional e Percepção de mídia hostil: Um estudo da presunção de internautas no YouTube. Comunicação & Inovação, 12(22). https://doi.org/10.13037/ci.vol12n22.1160