Jornal Nacional e Percepção de mídia hostil: Um estudo da presunção de internautas no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol12n22.1160Palavras-chave:
Percepção de Mídia Hostil, Hostile Media Perception, eleições 2010, comunicação e política.Resumo
O artigo faz uma análise da percepção de mídia hostil referente a entrevistas dos candidatos a presidente para o Jornal Nacional. São selecionados comentários aleatórios extraídos do site do YouTube (N=150) que buscam representar partidários do PT e do PSDB. A análise indica que houve percepção de uma mídia hostil, mas que ela foi muito superior entre os militantes pró-Dilma que entre aqueles pró-Serra. Estes, inclusive, presumiram, no geral, que as entrevistas foram equilibradas e justas. Ao fim, são apresentadas hipóteses que possam justificar tais achados.Downloads
Referências
ALDÉ, Alessandra; MENDES, Gabriel & FIGUEIREDO, Marcus.
Imprensa e eleições presidenciais: natureza e
consequências da cobertura das eleições de 2002 e 2006.
In: LIMA, Venício A. de (org.). A mídia nas eleições de 2006.
São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007. p. 65-88.
ARIYANTO, Amarina; HORNSEY, Matthew J. & GALLOIS, Cindy.
Group allegiances and perceptions of media bias: taking
into account both the perceiver and the source. Group Processes
& Intergroup Relations, v. 10, n. 2, p. 266-279,
London, 2007.
BAUM, Matthew A. & GUSSIN, Phil. Issue bias: how issue
coverage and media bias affect voter perceptions of
elections. Paper presented at 2005 Meeting of the American
Political Science Association. Washington, DC: Apsa, 2005.
DALTON, Russell J.; BECK, Paul Allen & HUCKFELDT, Robert.
Partisan cues and the media: Information flows in the 1992
presidential election. American Political Science Review,
v. 92, n. 1, p. 111-126, March, 1998. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1009965918058
DAVISON, W. Phillips. The third-person effect in communication.
Public Opinion Quarterly, v. 47, n. 1, p. 1-15, Oxford, Spring,
1983.
GINER-SOROLLA, Roger & CHAIKEN, Shelly. The causes of
hostile media judgment. Journal of Experimental Social
Psychology, v. 30, p. 165-180, 1994. DOI: https://doi.org/10.1006/jesp.1994.1008
GOMES, Wilson. Audioesfera política e visibilidade pública:
os atores políticos no Jornal Nacional. In: GOMES, Itânia
(org.). Televisão e realidade. Salvador: Edufba, 2009. p.
175-222.
GUNTHER, Albert C. Biased press or biased public? Attitudes
toward media coverage of social groups. Public Opinion
Quarterly, v. 56, n. 2, p. 147-167, Oxford, 1992. DOI: https://doi.org/10.1086/269308
GUNTHER, Albert C.; CHRISTEN, Cindy T.; LIEBHART, Janice &
CHIA, Stella Chih-Yun. Congenial public, contrary press, and
biased estimates of the climate of opinion. Public Opinion
Quarterly, v. 65, n. 3, p. 295-320, Oxford, 2001. DOI: https://doi.org/10.1086/322846
GUNTHER, Albert C. & LIEBHART, Janice L. Broad reach or
biased source? Decomposing the Hostile Media Effect.
Journal of Communication, v. 56, n. 3, p. 449-466, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2006.00295.x
GUNTHER, Albert C. & SCHMITT, Kathleen M. Mapping
boundaries of the hostile media effect. Journal of
Communication, v. 54, n. 1, p. 55-70, March, 2004. DOI: https://doi.org/10.1093/joc/54.1.55
HUGE, Michael & GLYNN, Carroll J. Hostile media perception
and the campaign trail: perceived media bias in the race
for governor. Journal of Communication, v. 60, n. 1, p. 165-
181, March, 2010.
JAKOBSEN, Kjeld. A cobertura da mídia impressa aos candidatos
nas eleições presidenciais de 2006. In: LIMA, Venício
A. de (org.). A mídia nas eleições de 2006. São Paulo:
Fundação Perseu Abramo, 2007. p. 31-64.
PERLOFF, Richard M. Ego-involvement and the third person
effect of televised news coverage. Communication
Research, v. 16, n. 2, p. 236-262, April, 1989. DOI: https://doi.org/10.1177/009365089016002004
RICHARDSON, John D.; HUDDY, William P. & MORGAN, Shawn
M. The hostile media effect, biased assimilation, and
perceptions of a presidential debate. Journal of Applied
Social Psychology, v. 38, n. 5, p. 1.255-1.270, May, 2008.
SINGER, André. Esquerda e direita no eleitorado brasileiro.
2. ed. São Paulo: Edusp, 2002.
TSFATI, Yariv & COHEN, Jonathan. Democratic consequences
of hostile media perceptions: the case of Gaza settlers. The
Harvard International Journal of Press/Politics, v. 10, n. 4,
p. 28-51, October, 2005.
VALLONE, Robert P.; ROSS, Lee & LEPPER, Mark R. The hostile
media phenomenon: Biased perception and perceptions of
media bias in coverage of the Beirut massacre. Journal of
Personality and Social Psychology, v. 49, n. 3, p. 577-585,
September, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Rafael Cardoso Sampaio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.