ROLAND BARTHES E A FOTOGRAFIA

Autores

  • Leda Tenório da Motta Motta PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol12n22.1117

Palavras-chave:

Roland Barthes, fotografia

Resumo

O presente artigo constitui-se numa resenha e numa pequena exegese de alguns dos mais notáveis textos de comentadores internacionais, notadamente aqueles ainda não traduzidos em língua portuguesa, a consagrar-se ao derradeiro livro de Roland Barthes publicado em vida do autor: A câmara clara. O que aqui se propõe é oferecer subsídios para uma melhor elucidação dessa importante obra, que, há trinta anos de seu surgimento, segue pouco estudada, sendo assim desperdiçada sua enorme contribuição às ciências da comunicação e, sobretudo, às reflexões em torno do papel da imagem fotográfica no mundo contemporâneo. Jogamos com a hipótese de que, sendo um semioclasta, mais que um iconoclasta, Barthes estava em melhor posição para ler e entender imagens. 

Downloads

Biografia do Autor

Leda Tenório da Motta Motta, PUC-SP

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

BARTHES, Roland. Oeuvres complètes – 5 T. Nouvelle édition

revue, corrigée et présentée par Éric Marty. Paris: Seuil,

2002.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte

e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas:

Pontes, 1989.

BOUGNOUX, Daniel (org.). Empreintes de Roland Barthes.

Actes du colloque organisé par l’INA sous la direction de

Daniel Bougnoux. Nantes: C. Defaut / INA, 2009.

CESAROTTO, Oscar. No olho do outro: o homem de areia

segundo Hoffman, Freud e Gaiman. São Paulo: Iluminuras,

1996.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus,

1994.

FRADE, Pedro Miguel. Figuras do espanto: a fotografia antes

da sua cultura. Coimbra: ASA, 1998.

KLEIN, William; BOUDINET, Michel; DELABORDE, Michel; BAURET,

Jean-François; GARDNER, Alexander & MICHALS, Duane.

Roland Barthes et la photographie: le pire des signes.

Cahiers de la photographie, n. 25, Paris, Contrejours, 1990.

KRAUSS, Rosalind. Le photographique. Paris: Macula, 1992

LASOWSKI, Aliocha Wald (coord.). Dossier: Barthes refait

signe. Le Magazine Littéraire, n. 482, Janvier, 2009.

MARTY, Éric. Roland Barthes: o ofício de escrever. São

Paulo: Bertrand Brasil, 2009.

MEDEIROS, Margarida (org.). Fotografia(s): uma abordagem

multidisciplinar. Comunicação & Linguagem, n. 39, Lisboa,

janeiro, 2008.

MILLER, Jacque-Alain. Percurso de Lacan: uma introdução.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

MOTTA, Leda Tenório da. Proust: a violência sutil do riso.

São Paulo: Perspectiva, 2007.

TISSERION, Serge. Le mystère de la chambre claire. Paris:

Flammarion, 1999.

Downloads

Publicado

2011-08-17

Como Citar

Motta, L. T. da M. (2011). ROLAND BARTHES E A FOTOGRAFIA. Comunicação & Inovação, 12(22). https://doi.org/10.13037/ci.vol12n22.1117