ROLAND BARTHES E A FOTOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol12n22.1117Palavras-chave:
Roland Barthes, fotografiaResumo
O presente artigo constitui-se numa resenha e numa pequena exegese de alguns dos mais notáveis textos de comentadores internacionais, notadamente aqueles ainda não traduzidos em língua portuguesa, a consagrar-se ao derradeiro livro de Roland Barthes publicado em vida do autor: A câmara clara. O que aqui se propõe é oferecer subsídios para uma melhor elucidação dessa importante obra, que, há trinta anos de seu surgimento, segue pouco estudada, sendo assim desperdiçada sua enorme contribuição às ciências da comunicação e, sobretudo, às reflexões em torno do papel da imagem fotográfica no mundo contemporâneo. Jogamos com a hipótese de que, sendo um semioclasta, mais que um iconoclasta, Barthes estava em melhor posição para ler e entender imagens.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Oeuvres complètes – 5 T. Nouvelle édition
revue, corrigée et présentée par Éric Marty. Paris: Seuil,
2002.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte
e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas:
Pontes, 1989.
BOUGNOUX, Daniel (org.). Empreintes de Roland Barthes.
Actes du colloque organisé par l’INA sous la direction de
Daniel Bougnoux. Nantes: C. Defaut / INA, 2009.
CESAROTTO, Oscar. No olho do outro: o homem de areia
segundo Hoffman, Freud e Gaiman. São Paulo: Iluminuras,
1996.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus,
1994.
FRADE, Pedro Miguel. Figuras do espanto: a fotografia antes
da sua cultura. Coimbra: ASA, 1998.
KLEIN, William; BOUDINET, Michel; DELABORDE, Michel; BAURET,
Jean-François; GARDNER, Alexander & MICHALS, Duane.
Roland Barthes et la photographie: le pire des signes.
Cahiers de la photographie, n. 25, Paris, Contrejours, 1990.
KRAUSS, Rosalind. Le photographique. Paris: Macula, 1992
LASOWSKI, Aliocha Wald (coord.). Dossier: Barthes refait
signe. Le Magazine Littéraire, n. 482, Janvier, 2009.
MARTY, Éric. Roland Barthes: o ofício de escrever. São
Paulo: Bertrand Brasil, 2009.
MEDEIROS, Margarida (org.). Fotografia(s): uma abordagem
multidisciplinar. Comunicação & Linguagem, n. 39, Lisboa,
janeiro, 2008.
MILLER, Jacque-Alain. Percurso de Lacan: uma introdução.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
MOTTA, Leda Tenório da. Proust: a violência sutil do riso.
São Paulo: Perspectiva, 2007.
TISSERION, Serge. Le mystère de la chambre claire. Paris:
Flammarion, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Leda Tenório da Motta Motta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.