Avaliação da qualidade de vida e Síndrome de Burnout em professores universitários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol19n69.7767

Palabras clave:

Qualidade de vida; Docentes; Saúde mental.

Resumen

Introdução: A expressão qualidade de vida envolve parâmetros objetivos e subjetivos, como a saúde e outros fatores, sendo sua compreensão algo individual e dinâmico. Os professores, em função de sua dinâmica de trabalho, estão propensos a desenvolverem a Síndrome de Burnout e terem sua qualidade de vida afetada negativamente. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a presença da Síndrome de Burnout entre os docentes de um curso de graduação em Medicina e sua correlação com a qualidade de vida. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com docentes do ensino superior, por meio da avaliação de características sociodemográficas e comportamentais, qualidade de vida e presença da síndrome de Burnout. Resultados: Os resultados dos 22 participantes apontaram uma maioria de docentes do sexo masculino, idade média de 36,4 anos, casados e que trabalham como docente, em média, 29,5 horas por semana. Identificou-se uma correlação negativa entre exaustão e os domínios físico (p=0,005), psicológico (p=0,015) e geral (p=0,009), sugerindo redução da qualidade de vida; e uma correlação positiva entre a eficácia profissional e domínio psicológico (p=0,023), sugestivo de que a percepção positiva de eficácia profissional eleva a QV entre os professores. Conclusão: O trabalho ressalta aspectos importantes da qualidade de vida e síndrome de Burnout entre docentes universitários, que podem auxiliar na compreensão das características desse público e na elaboração de estratégias preventivas.  

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Isabela Maria Melo Miranda, Universidade de Rio Verde

    Acadêmica de Medicina

  • Helen Hana Fernandes Tavares, Universidade de Rio Verde

    Acadêmica de Medicina

  • Heloísa Rodrigues Soares da Silva, Universidade de Rio Verde

    Acadêmica de Medicina

  • Monise Santana Braga, Universidade de Rio Verde

    Acadêmica de Medicina

  • Raquel de Oliveira Santos, Universidade de Rio Verde

    Acadêmica de Medicina

  • Renato Canevari Dutra da Silva, Universidade de Rio Verde

    Professor Adjunto II da Faculdade de Fisioterapia da UniRV - Campus Rio Verde

  • Heloísa Silva Guerra, Universidade de Rio Verde

    Professora Adjunto I da Faculdade de Medicina da UniRV Campus Aparecida de Goiânia

Referencias

WHOQOL Group. Development of the World Health Organization WHOQOL-BREF quality of life assessment. The WHOQOL Group. Psychol Med. 1998; 28(3):551-8.

Alves PC, Oliveira AF, Paro HBMS. Quality of life and burnout among faculty members: How much does the field of knowledge matter? PLoS ONE. 2019; 14(3): e0214217.

Souto LES, Souza SM, Lima CA, Lacerda MKS, Vieira MA, Costa FM, Caldeira AP. Fatores Associados à Qualidade de Vida de Docentes da Área da Saúde. Rev. bras. educ. med. 2016; 40(3):452-60.

Ribeiro LCC, Barbosa ACR, Soares AS. Avaliação da prevalência de Burnout entre professores e a sua relação com variáveis sociodemográficas. R. Enferm. Cent. O. Min. 2015; 5(3):1741-51.

Prado RL, Bastianini ME, Cavalleri MZ, Ribeiro SFR, Pizi ECG, Marsicano JA. Avaliação da síndrome de Burnout em professores universitários. Revista da ABENO. 2017;17(3):21-9.

Moss M, Good VS, Gozal D, Kleinpell R, Sessler CN. An official critical care societies collaborative statement: burnout syndrome in critical care health care professionals: a call for action. Crit Care Med. 2016; 44(7):1414-21.

Baptista MN, Soares TFP, Raad AJ, Santos LM. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Rev. Psicol., Organ. Trab. 2019;19(1): 564-70.

Maslach C, Jackson SE, Leiter MP. MBI Maslach Burnout Inventory. CPP, Incorporated, 1996.

Dalcin L, Carlotto MS. Síndrome de Burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa. Psicol. Rev. 2017; 23(2):745-71.

Fleck MPA, Louzada S, Xavier M, Chachamovic E, Vieira G, Santos V, et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-Bref". Rev Saúde Pública. 2000; 34(2):178-183.

Carlotto MS, Câmara SG. Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares. Psicologia em Estudo, v. 9, n. 3, p. 499-505, 2004.

Sanchez HM, Sanchez EGM, Barbosa MA, Guimarães EC, Porto CC. Impacto da saúde na qualidade de vida e trabalho de docentes universitários de diferentes áreas de conhecimento. Ciênc. saúde coletiva. 2019; 24(11): 4111-22.

Tolomeu R, Tavares FS, Monteiro IP, Camargos GL, Correa AAM. Qualidade de vida e estresse em professores de uma instituição de ensino superior do interior de Minas Gerais. Rev Cientifica Fagoc Saúde. 2017;2: 9-15.

Ministério da Saúde. Vigitel. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília. Ministério da Saúde. 2017. 130p.

Amaro JMRS, Dumith SC. Sonolência diurna excessiva e qualidade de vida relacionada à saúde dos professores universitários. J Bras Psiquiatr. 2018; 67(2): 94-100.

Martins PJF, Mello MT, Tufik S. Exercício e sono. Rev Bras Med Esporte. 2001;7(1):28-36.

Koetz LCE. Qualidade de vida de professores de instituições de ensino superior comunitárias: relações entre ambiente e saúde [Dissertação]. Lageado: Centro Universitário Univates; 2011.

Ibeu: índice de bem-estar urbano / organização Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, Marcelo Gomes Ribeiro. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.

Leite TIA, Fernandes JPC, Araújo FLC, Pereira XBF, Azevedo DM, Lucena EES. Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários. Rev Bras Med Trab. 2019;17(2):170-9.

Servilha EAM. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Rev Ciênc Méd. 2005;14(1):43-52.

Cardoso CGLV, Costa NMSC. Factors connected with professional satisfaction and dissatisfaction among nutrition teacher. Cien Saude Colet. 2016; 21(8): 2351-2364.

Bertaci AC, Santos BB, Coelho AT, Suda EY. Síndrome de burnout e nível geral de saúde em professores universitários. Neurobiologia. 2011;74(1): 167-187.

Carlotto MS, Palazzo LS. Síndrome de Burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cad. Saúde Pública. 2006; 22:1017-26.

Silva FM, Silva N, Martini CM. Síndrome de Burnout em professores da Escola Polo José de Anchieta e da Escola Estadual Cora Coralina na cidade de Ariquemes. Rev Fiar. 2013; 2(1):187-202.

Publicado

2021-10-02

Cómo citar

Melo Miranda, I. M., Fernandes Tavares, H. H., Rodrigues Soares da Silva, H. ., Santana Braga, M., de Oliveira Santos, R. ., Canevari Dutra da Silva, R., & Silva Guerra, H. (2021). Avaliação da qualidade de vida e Síndrome de Burnout em professores universitários. Revista De Atenção à Saúde, 19(69). https://doi.org/10.13037/ras.vol19n69.7767