SISPRENATAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA ASSISTÊNCIA À GESTANTE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n42.2355

Palabras clave:

Sistema de Gerenciamento de dados, Administração dos Serviços de Saúde, Enfermagem, Gestantes

Resumen

Introdução: O SISPRENATAL é um instrumento de avaliação e permite o monitoramento da assistência pré-natal e puerperal fornecidas pelos serviços de saúde à mulher e ao recém-nascido "desde o primeiro atendimento na unidade de saúde até o atendimento hospitalar de alto risco"3. Objetivos: Conhecer o funcionamento do SISPRENATAL na atenção à mulher grávida, pois ao descrever como esse instrumento facilita a assistência à saúde da gestante por meio das informações geradas. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, cujo método empregado para a coleta de dados foi a revisão integrativa com busca das obras potenciais nas bases científicas de dados. Resultados: A assistência pré-natal tem como finalidade a redução da morbidade e mortalidade materna e infantil, pela implementação de medidas e realização de procedimentos mínimos definidos pelo PHPN. O SISPRENATAL é o instrumento que foi criado para a obtenção de informações acerca da saúde durante o parto pré-natal e puerpério, permitindo, por monitoração do cumprimento dos procedimentos mínimos preconizados pelo PHPN, que haja a "implementação de repasse de verbas para os municípios a cada gestante que cumpra esses requisitos mínimos"12. Conclusão: Por meio da revisão integrativa realizada neste estudo, pode-se constatar a significativa quantidade de publicações encontradas nas bases científicas de dados que abordam o tema cuidado de gestante e SISPRENATAL. O sistema possibilita, por meio das informações geradas, o planejamento, a (re)organização dos serviços de saúde e a manutenção da assistência de qualidade à gestante.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Julia Tavares de Carvalho Barbosa, Universidade Federal Fluminense
    Acadêmica de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.
  • Thalita Neiva Breda Vettori, Universidade Federal Fluminense
    Acadêmica de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.
  • Bruna Lopes Saldanha, Universidade Federal Fluminense
    Acadêmica de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.
  • Raí Moreira Rocha, Universidade Federal Fluminense

    Acadêmico de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

  • André Luiz De Souza Braga, Universidade Federal Fluminense
    Enfermeiro. Mestre pelo Centro Universitário Plínio Leite/ Unipli. Professor da disciplina de Enfermagem no Gerenciamento da Assistência em Saúde I do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.
  • Marilda Andrade, Universidade Federal Fluminense
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2014-12-16

Cómo citar

Barbosa, J. T. de C., Vettori, T. N. B., Saldanha, B. L., Moreira Rocha, R., Braga, A. L. D. S., & Andrade, M. (2014). SISPRENATAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA ASSISTÊNCIA À GESTANTE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista De Atenção à Saúde, 12(42). https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n42.2355