ATENDIMENTO EM FONOAUDIOLOGIA: ESTUDO DE UMA CLÍNICA-ESCOLA NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n34.1750

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Epidemiologia, Saúde Pública, Diagnóstico, Assistência ao paciente

Resumo

Introdução: As clínicas-escola são, de forma geral, unidades de apoio ao ensino e às atividades de extensão do curso de Fonoaudiologia, sendo que os serviços oferecidos nessas clínicas se vinculam ao atendimento da saúde pública da população. Objetivos: verificar a demanda da clínica-escola de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) de 2008 a 2011. Materiais e Métodos: o estudo foi realizado a partir da coleta e análise dos dados encontrados nos prontuários, obtendo as seguintes variáveis: ano de atendimento, sexo, faixa etária (no ingresso do serviço), encaminhamentos (quem encaminhou), procedência, acompanhantes, ocorrência (queixa referente à entrevista inicial), diagnósticos, desligamento e tempo de permanência de tratamento. Resultados: foram observados 208 prontuários, sendo 111 (53,36%) indivíduos do gênero masculino e 97 (46,63%) do gênero feminino. A idade média encontrada foi 21,11 anos. 164 (78,84%) pacientes são da capital. 152 (73%) pacientes vem para a clínica acompanhados. Verificou-se que 104 (48,8%) pacientes foram encaminhados por Profissionais da Saúde. As queixas mais incidentes são 135 (48,7%) alterações na linguagem oral, seguido por 48 (17,3%) problemas auditivos. Quanto ao parecer fonoaudiológico 107 (35,5%) prontuários apresentaram dificuldades na linguagem oral, seguida por 60 (19,9%) que apresentaram surdez. Conclusões: O alto índice de pacientes com parecer fonoaudiológico nas áreas da linguagem oral e surdez, evidencia a necessidade de serem direcionadas ações de prevenção e promoção da saúde voltadas à aspectos vinculados à oralidade e à surdez.

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Biografia do Autor

  • Gisele de Souza Girardeli, Universidade Tuiuti do Paraná
    Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Tuiuti do paraná
  • Ana Cristina Guarinello, Universidade Tuiuti do Paraná
    Fonoaudióloga. Doutora em Linguística pela UFPR, docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.
  • Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná
    Fonoaudióloga. Pós doutora pelo Programa de Letras da UFPR, Doutora em História pela PUC/ São Paulo, docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.
  • Giselle Massi, Universidade Tuiuti do Paraná
    Fonoaudióloga. Doutora em Linguística pela UFPR, docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.
  • Jair Mendes Marques, Universidade Tuiuti do Paraná
    Estatístico, doutor em Ciências Geodésicas, docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publicado

2013-03-27

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS

Como Citar

Girardeli, G. de S., Guarinello, A. C., Berberian, A. P., Massi, G., & Marques, J. M. (2013). ATENDIMENTO EM FONOAUDIOLOGIA: ESTUDO DE UMA CLÍNICA-ESCOLA NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ. Revista De Atenção à Saúde, 10(34). https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n34.1750