Ações educativas como estratégias de redução para pé diabético

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol14n50.3788

Palabras clave:

diabetes mellitus, neuropatias diabéticas, atenção à saúde, úlcera do pé, prevenção primária

Resumen

Objetivo: Caracterizar as ações educativas utilizadas na prática clínica com paciente de pé diabético a partir de produções científicas. Métodos: Revisão integrativa realizada em julho de 2015, nas bases de dados eletrônicas Medline, PubMed, Cumed e SciELO a partir da associação dos descritores: diabetes mellitus, neuropatias diabéticas, atenção à saúde, úlcera do pé e prevenção primária. Foram incluídos os estudos publicados no período de 2010 a 2015 e excluídos os artigos que tratavam do cuidado com as úlceras já estabelecidas, artigos com metodologia relacionada a editoriais sobre o tema e os artigos repetidos. Resultados: Localizaram-se 88 artigos científicos, dos quais foram selecionados oito estudos, que evidenciaram a educação em saúde e a adesão dos pacientes às intervenções propostas como os pontos fundamentais a serem trabalhados na prática ambulatorial. Conclusão: Nota-se que o acompanhamento especializado para prevenir complicações nos membros inferiores dos pacientes, bem como o incentivo ao autocuidado/autocontrole são essenciais para as estratégias envolvidas. Os pacientes devem ser motivados a participarem ativamente do tratamento, por meio de orientações e conscientização sobre a doença, como promoção, prevenção e recuperação da saúde.

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Biografía del autor/a

  • Renata da Silva Schulz, Jorge Amado University Center
    Mestre em ciências do cuidado em saúde pela Universidade Federal Fluminense
  • Brisa Alves Pereira de Moura, Jorge Amado University Center
    Acadêmica de enfermagem do centro universitário jorge Amado
  • Ana Samira Madureira Lordelo Barreto, Jorge Amado University Center
    Acadêmica de enfermagem do centro universitário jorge Amado
  • Monique Santos Santana, Jorge Amado University Center
    Mestre em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia
  • Júlia Pereira Rabêlo, Jorge Amado University Center
    Acadêmica de enfermagem do centro universitário jorge Amado

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Publicado

2016-11-23

Número

Sección

ARTIGOS DE REVISÃO

Cómo citar

Schulz, R. da S., de Moura, B. A. P., Barreto, A. S. M. L., Santana, M. S., & Rabêlo, J. P. (2016). Ações educativas como estratégias de redução para pé diabético. Revista De Atenção à Saúde, 14(50), 79-84. https://doi.org/10.13037/ras.vol14n50.3788