UMA VISÃO DA DANÇA E SUAS LESÕES

Autores

  • Helena Cristina Ferraz de Camargo Universidade de São Paulo – USP
  • Flávia Maria Serra Ghirotto Centro Universitário – UniFMU

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol1n1.493

Palavras-chave:

dança, lesões, educação física.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre aspectos relacionados a lesões associadas à dança. Algumas lesões apresentam maior prevalência em função dos movimentos e das adaptações anatômicas dos particantes. As lesões encontradas com maior freqüência foram nos tornozelos e pés, muito associadas com o uso da sapatilha. Nesse sentido algumas escoriações no tecido tegumentar foram encontradas. Ainda seria interessante ressaltar que as aulas não seguem uma programação de preparação física, o que resulta em maior possibilidade de lesões. Por outro lado, algumas citações apresentam que a participação dos professores é de extrema importância para o sucesso na prática dos movimentos. Assim, podemos concluir que as estruturas corporais estressadas pela sua constante utilização, os treinos de preparação corporal e os treinos específicos repetitivos, movimentos de flexões, extensões e rotações, principalmente em membros inferiores, são importantes fatores na predisposição de lesões na dança.

Downloads

Referências

1- BERTONI, I.G. A dança e a evolução: o ballet e seu contexto teórico e programação didática. São Paulo: Tanz do Brasil, 1992.

2- CLARO, E.C.F. Método dança-educação física: uma alternativa de curso de especialização para o profissional da dança e da educação física. São Paulo. 1988 (Tese da Faculdade de Educação Física de Universidade de S. Paulo).

3- EVANS, R.W.; EVANS, R.I.; CARVAJAL, S. Survey of injuries among West End performers. Ocupational and Environmental Medicine, Texas. v. 55, n. 09, set. 1998.

4- GRECO, L. et al. Lesões na dança: estudo transversal híbrido em academias da cidade de Bauru-SP. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Bauru, v. 5, n. 2, p. 47-54, mar./abr. 1999.

5- KEAY, N. Dancing through adolescence. Bristish Journal of Sports Medicine. London, v. 32, n. 3, set. 1998.

6- LEAL, M. A preparação física na dança. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

7- SAMPAIO, F. (2001). Com respeito ao corpo. http://menin.com.br/~meryrosa/com_respeito_ao_corpo.htm http://meryrosa.com.br

8- TAVARES, M.C. Fatores causadores de lesões em bailarinos. Conseqüência. Campinas. n. 1, mar. 1994. (Universidade Estadual de Campinas).

9- VERDERI, É.B.L.P. Dança na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.