ATIVIDADES CIRCENSES: UM PROGRAMA PARA MELHORIA DO REPERTÓRIO MOTOR DE ESCOLARES

Autores

  • Aline de Souza Caramês Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sara Teresinha Corazza Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daiane Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1429

Palavras-chave:

Aprendizagem Motora, Malabarismo, Habilidades Motoras

Resumo

Introdução: As atividades circenses podem ser parte integrante das aulas de Educação Física pela grande variedade de jogos a serem trabalhadas, como atividades aéreas, de interpretação, acrobacias e malabarismo. O malabarismo é o foco desse estudo considerando seu valor educativo e por envolver algumas capacidades e habilidades motoras básicas. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar se há melhorias no repertório motor de alunos submetidos a um programa de atividades circenses com atividades de malabarismo. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada com escolares na faixa etária de nove e dez anos, onde se realizou um pré teste que tratou de habilidades motoras básicas (saltar, arremessar, receber e manipular objetos); participaram de dez sessões, com a duração de 45 minutas cada, de aulas de malabarismo de lançamento, onde foram trabalhadas atividades de manipulação de objetos e, finalmente foi aplicado um pós teste. Resultados: Três dos quatro testes - agarrar uma bola arremessada com ambas as mãos (t= 4,50); arremessar uma bola em um alvo com a mão preferida (t= 9,43) e separar cartas com a mão preferida (t= 6,40) - tiveram resultados estatisticamente significativos quando comparados as médias dos pré e pós testes de acordo com o Teste t pareado. Conclusões: As diferenças significativas ressaltam a importância do rompimento da metodologia tradicional de ensino nas aulas de Educação Física, estimulando nos escolares as atividades circenses.

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Biografia do Autor

Sara Teresinha Corazza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Doutora da UFSM (Aprendizagem Motora)

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5. CONCLUSÃO

As diferenças significativas que ocorreram

entre os pré e pós-testes ressaltam a importância

do rompimento com a metodologia tradicional

de ensino, provando que é possível buscar uma

nova alternativa para se trabalhar em aula, de

maneira a se obterem bons resultados no que

diz respeito à aprendizagem do aluno. O papel

do educador foi colocado no centro do processo

ensino-aprendizagem, como na forma de encarar

as limitações do aluno.

As atividades desenvolvidas nas aulas no decorrer

da pesquisa destacam a importância do

professor como um mediador durante o processo

de desenvolvimento do aluno, possibilitando a

ele estímulo de diversas formas a fim de que

tenha um bom desenvolvimento em todo seu processo

de aprendizagem.

Com tudo isso, é possível crer que seja válido

um novo olhar sob a Educação Física escolar,

possibilitando ao aluno explorar as mais diferentes

maneiras incluídas na cultura corporal, sendo

importante destacar a importância de que o aluno

receba estímulos que também podem ser referentes

a atividades circenses durante todo seu

processo de desenvolvimento.

7 Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano 10, nº 32, abr/jun 2012

RBCS ARTIGOS ORIGINAIS

REFERÊNCIAS

Endereços para correspondência:

Aline de Souza Caramês

aline.geralda@gmail.com

Sara Teresinha Corazza

stcorazza@yahoo.com.br

Daiane Oliveira da Silva

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Publicado

2012-09-26

Edição

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