ATIVIDADES CIRCENSES: UM PROGRAMA PARA MELHORIA DO REPERTÓRIO MOTOR DE ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1429Palavras-chave:
Aprendizagem Motora, Malabarismo, Habilidades MotorasResumo
Introdução: As atividades circenses podem ser parte integrante das aulas de Educação Física pela grande variedade de jogos a serem trabalhadas, como atividades aéreas, de interpretação, acrobacias e malabarismo. O malabarismo é o foco desse estudo considerando seu valor educativo e por envolver algumas capacidades e habilidades motoras básicas. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar se há melhorias no repertório motor de alunos submetidos a um programa de atividades circenses com atividades de malabarismo. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada com escolares na faixa etária de nove e dez anos, onde se realizou um pré teste que tratou de habilidades motoras básicas (saltar, arremessar, receber e manipular objetos); participaram de dez sessões, com a duração de 45 minutas cada, de aulas de malabarismo de lançamento, onde foram trabalhadas atividades de manipulação de objetos e, finalmente foi aplicado um pós teste. Resultados: Três dos quatro testes - agarrar uma bola arremessada com ambas as mãos (t= 4,50); arremessar uma bola em um alvo com a mão preferida (t= 9,43) e separar cartas com a mão preferida (t= 6,40) - tiveram resultados estatisticamente significativos quando comparados as médias dos pré e pós testes de acordo com o Teste t pareado. Conclusões: As diferenças significativas ressaltam a importância do rompimento da metodologia tradicional de ensino nas aulas de Educação Física, estimulando nos escolares as atividades circenses.Downloads
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5. CONCLUSÃO
As diferenças significativas que ocorreram
entre os pré e pós-testes ressaltam a importância
do rompimento com a metodologia tradicional
de ensino, provando que é possível buscar uma
nova alternativa para se trabalhar em aula, de
maneira a se obterem bons resultados no que
diz respeito à aprendizagem do aluno. O papel
do educador foi colocado no centro do processo
ensino-aprendizagem, como na forma de encarar
as limitações do aluno.
As atividades desenvolvidas nas aulas no decorrer
da pesquisa destacam a importância do
professor como um mediador durante o processo
de desenvolvimento do aluno, possibilitando a
ele estímulo de diversas formas a fim de que
tenha um bom desenvolvimento em todo seu processo
de aprendizagem.
Com tudo isso, é possível crer que seja válido
um novo olhar sob a Educação Física escolar,
possibilitando ao aluno explorar as mais diferentes
maneiras incluídas na cultura corporal, sendo
importante destacar a importância de que o aluno
receba estímulos que também podem ser referentes
a atividades circenses durante todo seu
processo de desenvolvimento.
7 Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano 10, nº 32, abr/jun 2012
RBCS ARTIGOS ORIGINAIS
REFERÊNCIAS
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